quarta-feira, 25 de abril de 2012

Artesanato piauiense em destaque!

Oi
Olhando a revista CASA VOGUE do mês de abril,achamos uma matéria muito legal que dá destaque sobre o artesanato do nosso estado. Achamos muito interessante e não podíamos deixar de mostrar pra vocês.
Confiram só a matéria exclusiva:





















QUANDO CRIANÇA, seu desejo era ser diplomata, mas sempre gostou da construção, e sua Disneylândia era visitar obras no fim de semana com seu pai. O designer Marcelo Rosenbaum não tem esse título, mas exerce a diplomacia quando viaja Brasil afora com o programa A Gente Transforma-AGT, em que leva seus conhecimentos e aprende com  comunidades onde a perspectiva de uma vida melhor é algo distante.
Assim nasceu o GNT: da vontade de Rosenbaum de conectar diferentes faces de um mesmo Brasil e introduzir o design na criação artesanal. “Não se trata de um projeto de colonização, mas de aprendizado. Há uma grande troca entre o artesanato e o design”, afirma. E emenda,
cantarolando: “Tu me ensinas a fazer renda, que eu te ensino a namorar...”.
A última edição do projeto aconteceu em fevereiro, no povoado da Várzea Queimada, pertencente ao município de Jaicó, PI, o que incentivou a comunidade e esquecida a ter uma nova visão de futuro. “É uma troca de experiências com resultado imediatos” diz Rosenbaum. Os frutos dessa iniciativa são as coleções Toca da Palha e Toca Borracha. A primeira é criada a parti da folha da carnaúba, arvore típica da região. Seu processo de produção envolve, raspagem, retirada do pó, abertura da palha, montagem da trama das tramas e posterior costura, dando uma forma a belas peças. A outra utiliza pneus  descartados no povoado para transformá-los  em utensílios  de casa, objetos e decoração e acessórios de moda. Do lixo à arte. Uma terceira Toca, a das oportunidades, é um lugar de criação, execução e aprendizado dos artesãos.
Projeto responsável, o AGT transforma a arte de fazer com as mãos em oficio e renda par as famílias, cuja economia depende de programas assistenciais, aposentadorias e vendas de artesanato na região. Tornou-se possível graças a parcerias, como a do Sebrae-PI, que dará continuidade ao projeto, capacitando artesões para criar produtos e gerir negócio.
As três tocas representam o primeiro capitulo dessa iniciativa. O seguinte ocorrera neste mês, quando as coleções apontarão em Milão (no Palazzo Giureconsulti), com Rosenbaum, para o lançamento durante  o maior evento do design mundial. O terceiro passo, em negociação, em negociação, será a comercialização dos objetos na Conceito: firmacasa, em São Paulo. Depois disso, virão um livro e um documento sobre os dias em que a equipe da AGT esteve em Várzea Queimada. 

Beijos!

Equipe Moreht

Nenhum comentário:

Postar um comentário